Dia do Garantidor. Dia do Profissional de Tecnologia da Informação

Hoje, dia 19 de outubro comemoramos o dia do profissional de Tecnologia da Informação. É um belo dia para que possamos refletir sobre essa pessoa ou grupo de pessoas que todos os dias zela pelo bom funcionamento dos equipamentos, programas de computador, infraestrutura tecnologia, usuários e informações das organizações.

Por isso, neste dia, pare e analise o profissional de Tecnologia da Informação. Perceba que muitos deles trabalham até altas horas da noite quando até finais de semana para que no dia seguinte a organização funcione corretamente sem que haja contratempos.

Saiba que 80% do seu conhecimento adquirido vem de estudos informais, de muitas noites e finais de semana sobre livros e manuais. Sim o profissional de Tecnologia da Informação é um auto ditada. Ele está sempre em evolução, pois as faculdades e cursos não ensinam o presente e muito menos o futuro. Cabe ao profissional de Tecnologia da Informação esmiuçar o problema que se depara, entender a melhor didática a ser aplicada o mais rápido possível, sob pressão e encontrar a melhor solução. Não há uma receitinha de bolo onde tudo se resolve.

O profissional de Tecnologia da Informação muitas vezes é cobrado ou obrigado pelos seus superiores, clientes ou entrevistadores a saber, entender ou até mesmo ser um especialista em determinados assuntos tais como bancos de dados Oracle, SQL, Active Directory, servidores Linux, Servidores Windows, tabelas de roteamento e protocolos, telecomunicações, todas as versões do windows, o dito Java de todo o dia e sua trocentas versões, as linguagens de programações tais como PHP, Java, Perl, Delphi, Javascript, Dotnet, C++, C e por ai vai, além de ser um especialista nato em Word e Excel.

Leva-se tempo, muito estudo, muitos livros e cursos para formar um excelente profissional de tecnologia da informação em especial aqueles que privam pela excelência, pela competência, pois a sua responsabilidade é muito grande, ou alguém ainda tem dúvidas?

Experimente ficar sem sistema ou até mesmo sem rede de dados na sua organização.

Calcule o valor dos seus ativos, tais como: pessoas, processos e equipamentos sem estarem em operação por uma ou duas horas.

Depois deste cálculo, olhe para o profissional de Tecnologia da Informação e o agradeça, valorize o mesmo, pois ele é quem garante o sucesso da organização diariamente se preocupando com situações que você nem imagina que possa ocorrer ou que ocorrem dentro da organização.

Ser um profissional de tecnologia da informação em nosso país não é fácil, pois não temos um conselho federal que nos protege o que nos deixa em livre concorrência com maus “profissionais” mas que o mercado aprender a eliminar nem que seja da maneira mais dolorosa, por isso o profissional de Tecnologia da Informação que estuda, busca uma formação, zela pelo seu conhecimento e sua organização merece nosso respeito e nossa admiração não só neste dia 19 de outubro, mas todos os dias do ano.

Grande abraço a todos os profissionais de Tecnologia da Informação e em especial aos meus amigos com quem compartilho esta profissão.

Arlei Vladmir de Souza

Você pode gostar também de…

A segurança do WhatsApp

Todos nós utilizamos o WhatsApp para conversamos com outras pessoas diariamente, sem dúvida essa ferramenta trouxe economia e agilidade. Porem nos últimos dias falou-se muito

Saiba mais »
Falar com técnico
2 Técnicos Online