Quando a tecnologia vira o centro do negócio

Mesmo com os avanços e toda a transformação do mercado, em muitas empresas a TI é vista somente como um departamento de apoio operacional. E vem sendo tratada de diversas maneiras, como um gasto excessivo ou um setor secundário. Porém, de uns anos para cá, esse pensamento se tornou o grande inimigo das organizações que buscam se consolidar no mercado digital.

Apesar da tecnologia ser um diferencial estratégico dentro de um mercado competitivo, muitos profissionais de gestão não enxergam a importância desse novo papel tecnológico. Mas a culpa não é só deles. Há a mea culpa dos próprios profissionais de TI que não se mobilizam na ocupação deste espaço.
A tecnologia deixou de ser algo paralelo ao negócio e passou a ser parte dele. E reconhecer isso dentro de uma empresa é andar no caminho certo e garantir o sucesso no futuro. Um gestor que entenda essa questão, conseguirá investir e gerenciar de maneira mais eficiente.

E nesse panorama, o profissional de TI que quer destaque no mercado, deve assumir o papel principal no planejamento, desde a infraestrutura até a gestão do negócio.

Listamos alguns exemplos de áreas onde as transformações podem virar uma verdadeira vantagem competitiva:


Investimento e retorno

Dentro de um mercado onde a tecnologia se transforma em solução estratégica, o investimento vira o responsável pelo sucesso da empresa. Buscar soluções que sejam flexíveis e que funcionem em uma escala rápida e confiante é a ideia central. Neste caso, a nuvem é uma solução para o futuro da infraestrutura de TI. E a substituição do investimento em bens de capital para serviços torna a empresa mais eficiente, produtiva e faz com que esse seja um dos grandes diferenciais estratégicos da organização.
Segurança
Com tantas transformações digitais, a informação passa a ser um patrimônio que precisa ser protegido e bem gerenciado. Casos de roubo, sequestro e vazamento de dados mostram como a TI deve estar preparada para agir na segurança da informação, tornando-se uma parte importantíssima para a garantia de um negócio. Construir credibilidade depende cada vez mais de uma boa infraestrutura de TI.

Disponibilidade

E não é somente na segurança que uma boa infraestrutura de TI é um diferencial. A relevância da tecnologia pode implicar direta ou indiretamente no produto final. Contar com um sistema robusto a prova de falhas com aplicações focadas em seu negócio transforma a tecnologia em um diferencial competitivo. E nesse caso, o gestor de TI deve agir como um gestor de pessoas, definindo regras de uso e monitoramento de demandas e capacitando pessoas para usá-las de forma eficiente.

Produtividade

A busca do mercado em fazer mais com menos vem desde que a primeira empresa surgiu no mundo. Essa relação deve aumentar ainda mais no futuro, o que servirá em algum momento para definir quais empresas conseguem se consolidar em um mundo digital.
E para isso, podem ter como grande aliada a TI. Aplicações eficientes na Nuvem, metodologias ágeis de produção e links confiáveis na internet são alguns dos exemplos que podem participar dessa estratégia de TI.

Inovação

A TI não deve ser vista como um peso, mas sim como a plataforma de criatividade em todos os departamentos. E todas as mudanças proporcionam um pensamento de ruptura e aplicação imediata de novas ideias nesse ambiente virtual voltado para a inovação. Um bom exemplo são as startups, que explodiram nos últimos anos utilizando a tecnologia para entregar um produto diferenciado e inovador.

Mudança de atitude profissional

O que antes era um departamento de apoio, hoje é parte central de um negócio. E o profissional de TI se tornou um dos responsáveis pelo crescimento e consolidação da empresa no mercado. É hora de participar ativamente na busca de parceiros para sua infraestrutura de TI, focando no planejamento, implementação tecnológica e definição de novas estratégias para se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

Você pode gostar também de…

A segurança do WhatsApp

Todos nós utilizamos o WhatsApp para conversamos com outras pessoas diariamente, sem dúvida essa ferramenta trouxe economia e agilidade. Porem nos últimos dias falou-se muito

Saiba mais »
Falar com técnico
2 Técnicos Online