Veja como a governança corporativa afeta a vida de todos nós

Os Estados Unidos já foram responsáveis por 2 grandes crises mundiais que são elas: Crise na bolsa de valores de Nova York em 1929 e em 2008 a crise da Bolha imobiliária. Qual o paralelo que podemos fazer entre elas?
Falta de leis e políticas duras.
Ganância e fraude.
Querer enriquecer facilmente e rápido.
Em 1929 muitas pessoas perderam todo o seu capital, passaram fome e alguns até se suicidaram devido a ascensão dos Estados Unidos após a primeira guera mundial. Porem a fartura não estava devidamente alicerçada, vindo a ruir em uma quinta-feira.
Novamente em novembro de 2001 os Estados Unidos viram-se em meio a uma nova crise envolvendo a empresa Enron Corporation com a empresa Arthur Andersen, está última sendo extinta após obstruir os trabalhos da justiça.
Em 2008 houve uma crise no ramo imobiliário dos Estados Unidos fazendo com que o país mergulha-se em uma recessão com taxas de desemprego elevadas para os patamares antes mensurados. Todavia cada vez que ocorre um problema estrutural nos Estados Unidos, seus governantes criam novas regras, políticas, controles e punições para que a transparência, independência e prestação de contas tornem-se obrigações.
No Brasil aplicamos o mesmo conceito, porém na minha opinião, a cultura do nosso povo ainda não está em um nível de maturação adequado pois não avaliamos as consequências e riscos em escolher gestores públicos ou privados, vide sindicatos, clubes e associações.
A governança corporativa só é lembrada em tempos de crise, oque trava a evolução do povo que infelizmente tem pouca educação, memória curta e confiança demasiada em populistas oportunistas.
Em 2014 eu fiz um curso de auditoria em segurança da informação. O que me chamou a atenção era um colega vindo da companhia Petrobras. Curioso que sou, perguntei ao nobre colega se a Petrobras já possuía Gestão de Segurança da Informação. Sua resposta foi que estavam implantando controles.
Semana passada escutei o presidente da companhia Petrobras, Pedro Parente, falando em uma rádio aqui de Porto Alegre, RS. O presidente falou que com a sua vinda, implantou-se governança corporativa e que a partir de então controles não permitirão que os erros e fraudes cometidos pelos gestores anteriores voltem a acontecer.
Vejam que interessante. A Petrobras era a maior companhia do Brasil e só agora viu a necessidade de implantar governança corporativa, que conforme GAJANICO(2006) é uma evolução natural da sociedade na busca pelo controle, transparência e responsabilidade na condução dos negócios, reagindo contra a ganância, fraudes contábeis e financeiras ocorridas no decorrer dos últimos anos em grandes empresas internacionais.

Grande abraço.
Arlei de Souza

Você pode gostar também de…

A segurança do WhatsApp

Todos nós utilizamos o WhatsApp para conversamos com outras pessoas diariamente, sem dúvida essa ferramenta trouxe economia e agilidade. Porem nos últimos dias falou-se muito

Saiba mais »
Falar com técnico
2 Técnicos Online