Plano de Comunicação de Crise, obrigatório em um ambiente de negócio suportado por segurança da informação.

Um dos processos que geralmente não existe ou se existir é falho, ou totalmente informal dentro de uma organização é chamado de Plano de Comunicação de Crise (PCC).

Dentro do Plano de Continuidade de Negócios de uma organização deve estar presente o Plano de Comunicação de Crise, o qual tem o objetivo de acionar as pessoas chaves que compõem a equipe de crise e informar a mídia, seus clientes e entre outros o ocorrido e o andamento da situação.

O Plano de Continuidade de Crise ajuda a evitar vários retrabalhos dentro e fora de uma organização dentre eles podemos destacar:

– Evitar explicar tal situação N vezes as pessoas interessadas e tomadores de decisão;

– Evitar desperdício de tempo com chamados relacionados ao mesmo incidente já tratado pelo Plano de Continuidade de Negócios;

– Evitar a dispersão da equipe responsável pela continuidade de negócios e pela equipe responsável pelo tratamento dos incidentes;

– Evitar o retrabalho por parte de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros;

– Evitar informações desencontradas;

Para que um plano de comunicação de crise cumpra seu papel de forma eficaz deve-se levar em consideração o objetivo que se pretende atingir com a comunicação que naturalmente deve ser alinhado com a missão da organização e seus objetivos.

Também deve ser estabelecido quem deve ser o emissor da mensagem, seus suportes e canais de comunicações oficiais para transmitir eficazmente a mensagem como também o momento da transmissão.

A sua ativação só pode ser efetivada por pessoal capacitado e na ocorrência de eventos previamente acordados.

Uma lista de contatos de todos os colaboradores que participam do Plano de Continuidade de Negócios deve estar disponível, integro e confiável para que os mesmos possam ser acionados quando necessário.

Comunicar-se bem é um fator extremamente importante para obtenção do êxito. Desta forma comunicar-se bem em um ambiente de crise é mais do que necessário, é uma questão de sobrevivência dos processos e do negócio da organização.

Grande abraço.

Arlei Vladmir de Souza.

Você pode gostar também de…

A segurança do WhatsApp

Todos nós utilizamos o WhatsApp para conversamos com outras pessoas diariamente, sem dúvida essa ferramenta trouxe economia e agilidade. Porem nos últimos dias falou-se muito

Saiba mais »
Falar com técnico
2 Técnicos Online