Um dos processos que geralmente não existe ou se existir é falho, ou totalmente informal dentro de uma organização é chamado de Plano de Comunicação de Crise (PCC).
Dentro do Plano de Continuidade de Negócios de uma organização deve estar presente o Plano de Comunicação de Crise, o qual tem o objetivo de acionar as pessoas chaves que compõem a equipe de crise e informar a mídia, seus clientes e entre outros o ocorrido e o andamento da situação.
O Plano de Continuidade de Crise ajuda a evitar vários retrabalhos dentro e fora de uma organização dentre eles podemos destacar:
– Evitar explicar tal situação N vezes as pessoas interessadas e tomadores de decisão;
– Evitar desperdício de tempo com chamados relacionados ao mesmo incidente já tratado pelo Plano de Continuidade de Negócios;
– Evitar a dispersão da equipe responsável pela continuidade de negócios e pela equipe responsável pelo tratamento dos incidentes;
– Evitar o retrabalho por parte de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros;
– Evitar informações desencontradas;
Para que um plano de comunicação de crise cumpra seu papel de forma eficaz deve-se levar em consideração o objetivo que se pretende atingir com a comunicação que naturalmente deve ser alinhado com a missão da organização e seus objetivos.
Também deve ser estabelecido quem deve ser o emissor da mensagem, seus suportes e canais de comunicações oficiais para transmitir eficazmente a mensagem como também o momento da transmissão.
A sua ativação só pode ser efetivada por pessoal capacitado e na ocorrência de eventos previamente acordados.
Uma lista de contatos de todos os colaboradores que participam do Plano de Continuidade de Negócios deve estar disponível, integro e confiável para que os mesmos possam ser acionados quando necessário.
Comunicar-se bem é um fator extremamente importante para obtenção do êxito. Desta forma comunicar-se bem em um ambiente de crise é mais do que necessário, é uma questão de sobrevivência dos processos e do negócio da organização.
Grande abraço.
Arlei Vladmir de Souza.